domingo, 20 de agosto de 2017

BRINCANDO E APRENDENDO COM OS NUMERAIS (ESPETÁCULO DOS NÚMEROS)




BRINCANDO E APRENDENDO COM OS NUMERAIS  (ESPETÁCULO DOS NÚMEROS)




Acadêmica Do Curso De Pedagogia: Letícia Cristina Abramovizt
Professora Orientadora: Cássia Aline Schuck
Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática
Instituto Federal Catarinense
Campus Blumenau – SC







RESUMO: Neste projeto trabalhei com as crianças do 2º ano do ensino fundamental o tema matemática no circo, me baseando no livro Espetáculo dos números, da autora Gilles Eduar, onde desenvolvemos de forma lúdica e interativa o ensino da matemática para os alunos, trabalhando com diferentes contextos e informações diversificadas. Com esse projeto busquei entreter as crianças com o mundo da matemática de uma forma lúdica e interativa, trabalhando os números no contexto do circo, envolvendo e criando diferentes dinâmicas para que os alunos participem deste processo de aperfeiçoamento e domínio da matemática.


Palavras-chave: Educação Matemática. Números. Jogos.




INTRODUÇÃO

Projeto desenvolvido para a disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática, do curso de Pedagogia do Instituto Federal, campus Blumenau-SC. Esse projeto foi desenvolvido na escola Duque de Caxias, em Pomerode - SC, com a turma de 2º ano, que atualmente tem uma variação na faixa etária com alunos entre 5 e 7 anos, o projeto foi desenvolvido ainda no período de 5 meses, o mesmo foi realizado de forma procedimental e evolutiva, trabalhando a cada dia um pouco mais de acordo com o desenvolvimento e a evolução dos alunos.


Com esse projeto busquei entreter as crianças com o mundo da matemática de uma forma lúdica e interativa, trabalhando os números no contexto do circo, envolvendo e criando diferentes dinâmicas para que os alunos participem deste processo de aperfeiçoamento e domínio da matemática. Estou com esse projeto desde o início do ano letivo, tendo um grande leque de opções e desenvolvimento da turma.


O mesmo tem diversos objetivos específicos para melhorar o aprendizado das crianças, porem o objetivo geral era de que os alunos pudessem gostar e entender os contextos de matemática, de forma que interagissem e participassem das aulas, desenvolvendo a cada dia mais habilidades e conhecimentos,


Tendo em vista que o tema matemática é muito criticado e, diga-se de passagem, até mesmo odiado por muitos alunos e adultos, minha intenção foi fazer os alunos gostarem de aprender matemática, tendo um excelente resultado neste aspecto.


Por fim espero ter alcançado mesa alunos neste sentido e aprimorado cada vez mais seus conhecimentos e suas opções, pois acredito em uma educação mais interativa e que desenvolva sempre mais o interesse de meus alunos.


OBJETIVOS A SEREM DESENVOLVIDOS


CONCEITUAIS


· Estimular a formação do conceito de número


· Identificar numerais de 1 a 100 - Nomear os numerais


· Ampliar vocabulário


· Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis


· Reconhecer a existência de diferentes números quantificá-los no contexto social.


· Reconhecer números no cotidiano


PROCEDIMENTAIS


· Conhecer e nomear os números de 1 a 100


· Aprender onde e como usar os numerais de 1 a 100


· Saber onde podemos usar os números (mercados, padarias, dia a adia)


· Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano


· Produzir trabalhos artísticos utilizando linguagem das artes visuais


· Desenhar a partir do que foi observado relatando de diferentes formas o contexto em que os números estão inseridos


· Ampliar conhecimento de mundo.


· Noções de quantidades


· Somas e subtrações


· Diferentes tipos de números.


· Contexto de infinito.


ATITUDINAIS

· Identificar, quantificar, reconhecer e valorizar a importância dos numerais de 1 a 100


· Mediar à construção do conhecimento palas crianças


· Oportunizar o maior número possível de experiências e descobertas


· Possibilitar momentos de grande integração entre as crianças


· Conscientizar as crianças da importância dos amigos.


MATERIAL E MÉTODOS

Tivemos diversos materiais e situações para desenvolvimento deste projeto, tivemos participação ativa da escola e dos pais dos alunos. O projeto se desenvolveu no decorrer dos cinco primeiros meses de aula em contexto de sala de aula e em diferentes espaços como biblioteca, informática e pátio da escola, também tivemos diversas atividade desenvolvidas em casa juntamente com os pais o que deu uma grande continuidade para o desenvolvimento do mesmo.


Neste projeto o tema central foi matemática no circo, partindo de um ponto diversificado para atender as diferentes situações com numerais, me baseando no livro Espetáculo dos números, da autora Gilles Eduar, desenvolvemos de forma lúdica e interativa o ensino da matemática para os alunos, trabalhando com diferentes contextos e informações diversificadas.


Neste projeto busquei entreter as crianças com o mundo da matemática de uma forma lúdica e interativa, envolvendo e criando diferentes dinâmicas para que os alunos participem deste processo de aperfeiçoamento e domínio da matemática.


Foram utilizados jogos, brincadeiras, músicas, situações de convívio real, processos metodológicos, escritos e orais, folhetos de mercados, situações imaginárias, historias, entre muitos outros procedimentos.



DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO



· Rodinha: Conversar sobre a importância dos números em nossa vida e as situações em precisamos usá-los.


· Trabalhar com ênfase no livro espetáculo dos números trazendo o tema circo para que eles se interessem mais pelo tema.


· Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois... etc.);


· Mostrar um painel com os numerais de 1-9 que ficará exposto na sala;


· Bolinhas de massa de modelar para representar quantidades.


· Formas geométricas em diferentes contextos.


· Problematização do dia a dia no contexto matemático.


· Estimular a representação por meio de desenho para expressar suas ideias e registrar informações;


· Trabalhar com folhetos de mercado e folders para reconhecer valores.


· Levar as crianças para conhecer um mercado para ter noção de preços.


· Trabalhar com dinheiros (falso) e moedas.


· Jogos matemáticos.


· Distribuir folhas de jornal para que façam bolinhas (não mais que 5) contar em voz alta com cada um para ver quem fez mais. Colocar uma caixa no centro da roda e pedir que atirem um por vez, para ver quantas acertam na caixa, sempre contando com as crianças em voz alta; (explicar que todos são vencedores do jogo pois o maior prêmio é aquilo que eles conseguiram aprender).


· Criar uma história sobre o número da data do seu aniversário (eu contei que o número 1 estava sozinho dormindo na rede, quando adormeceu e começou a sonhar, primeiro sonhou que podia voar e visitar diversos lugares. Um dos lugares que visitou foi a cozinha, ele sonhou que estava dentro da panela de feijão... (criar e explorar conforme o interesse das crianças).


· Trabalhar altura e peso.


· Trabalhar com calendário, valorizando datas e dias da semana, bem como referência de meses e semanas.


· Usar palitos para contagem


· Atividades direcionadas com números, envolvendo adição e subtração.


· Criação de jogos matemáticos juntamente com os pais.



RESULTADOS E DISCUSSÃO


A turma aceitou muito bem o desenvolvimento do processo, participando e interagindo com as ideias e participando sempre que foram solicitados, o desempenho geral também foi bem positivo e a maioria dos alunos acabou tendo um bom aproveitamento.


A escola também participou muito do desenvolvimento do projeto e colaborou com todas as solicitações e requisições de material, o que contribui muito para o desenvolvimento dos alunos.


Os pais tiveram a menor participação, por ser uma comunidade muito carente nem todos participaram de produção dos jogos e tarefas, o que foi lamentável, pois os alunos de certa forma sentiram a falta dessa participação. Tendo em vista que a sala é comporta por 30 alunos, segue gráfico representando a participação dos pais no primeiro e segundo bimestres.


O que mais senti dificuldade no desenvolvimento deste projeto com o segundo ano foi o de realizar continhas de adição e subtração com a turma, eles têm uma grande dificuldade de somar e subtrair, em ambos os contextos, trabalhando com dinheiros falsos, probleminhas ou continhas simples de adição e subtração os alunos tiveram uma grande resistência e dificuldade, de um modo geral a maioria da turma está levando muito mais tempo do que eu esperava para trabalhar neste sentido.


Tendo em vista que os alunos têm que ter notas e um aproveitamento de cada disciplina, realizaram aplicações de provas e verificação de conteúdos aprendidos, através de tarefas ou atividades avaliativas, bem como trabalhos e outras formas diversificadas de avaliação, de um modo geral a turma teve um bom aproveitamento, mesmo com o fator agravante de diferentes faixas etárias. Segue gráfico com desempenho e aproveitamento da turma no primeiro e segundo bimestres.




CONCLUSÕES

Com esse projeto pude desenvolver o ensino da matemática de forma criativa e lúdica, me atentando para o interesse e participação dos alunos, que no decorrer do processo fizeram questão de ter um papel ativo e participativo como desenvolvedores do aprendizado e conhecimento.


Tivemos algumas dificuldades no caminho, como a participação das pais e conclusão de algumas tarefas, mais de modo geral, foi muito proveitoso e evolutivo todo o nosso trabalho, pois em um contexto diferente do que os alunos estão acostumados, como o circo, os alunos puderam entender que em todos os lugares usamos números e temos matemática, e a partir disso desenvolvemos a matemática em diversos lugares, de uma forma mais leve e descontraída.


Esse projeto foi muito gratificante e evolutivo, tanto para mim quanto para os alunos, ele foi tão proveitoso que decidimos expandi-lo para o segundo semestre do ano, dando continuidade aos conhecimentos que já adquirimos, porem em outro contexto sugerido pelos alunos, que será a natureza. De modo geral praticamente todos os objetivos foram atingidos, sendo somente necessário consolidar algumas etapas no decorrer dos próximos meses.


Para concluir gostaria de enfatizar a importância que se tem o ensino da matemática nos anos iniciais e como devemos mostrar aos nossos alunos que a matemática não é tão chata e complicada assim, que temos diversos caminhos para trilha-la de forma divertida e interativa, fazendo com que o conhecimento seja adquirido de forma que os alunos gostem de aprender e se interessem pelo tema.




REFERÊNCIAS

a) Sites, páginas e documentos online:


ABRAMOVIZT, Letícia Cristina. Educar é uma arte! Blog de educação: Acesso em: http://educarefamilia.blogspot.com.br/, artigos e projetos desenvolvidos, acesso entre acesso entre 28 de fevereiro e 10 de junho de 2017.


ABRAMOVIZT, Letícia Cristina. 2º ano Escola Duque de Caxias. Blog de educação, desenvolvimento diário da turma: Acesso em: http://2anodq.blogspot.com.br/. Artigos e projetos desenvolvidos, acesso entre acesso em 10 de junho de 2017.


Prefeitura de Pomerode. CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DE POMERODE. Acesso em: http://www.pomerode.sc.gov.br/arquivos/SED/2015/propostas/Ciclo_de_Alfabetizacao_1_ao_3_ano.pdf. Pomerode – SC. Páginas 27, 28 e 29, acesso entre 28 de fevereiro e 10 de junho de 2017.


Prefeitura de Pomerode. PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Acesso em: http://www.pomerode.sc.gov.br/arquivos/SED/2015/doc/pme.pdf. Pomerode – SC, acesso em 28 de fevereiro de 2017.






b) Livros e capítulos de livros

ALBUQUERQUE, Irene de. Metodologia da Matemática. Rio de Janeiro : Ed. Conquista, 1953.

EDUAR, Gilles. Espetáculo dos Números. 1º edição, ano de 2010. Editora Ática. São Paulo.

MACEDO, L. e outros. - Aprender com Jogos e Situações-Problemas. Artmed, 2000.

MIRANDA, S. – Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. Papirus Editora, 2001.

MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. 11. ed. Campinas: Papirus, 2012.





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